sábado, 16 de outubro de 2010

Filosofia da Escola

FILOSOFIA :
A Escola Básica Catarina Furhmann busca trabalhar dentro de uma proposta pedagógica que se fundamenta no materialismo histórico dialético que nos dá base para ter “a compreensão do ser humano inserido em uma cultura aperfeiçoada no curso da história social da humanidade com as contradições e conflitos gerados por estes”. (Proposta Curricular de Santa Catarina).
A filosofia da escola é visar buscas constantes, coerência e a continuação permanente de uma proposta que é realizada desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, efetivando assim uma perspectiva eclética, uma diversidade de posições, orientações e metodologias.
Proporcionar um ensino prazeroso para que desta forma possa se garantir uma aprendizagem de qualidade e formadora de cidadão crítico e conhecer de todo real.
O objetivo maior da unidade escolar é instigar os alunos no desenvolvimento do senso crítico de uma maneira ativa dentro da sociedade, sabendo apontar problemas, mas também sugerir soluções.


Algumas das atividades realizadas na escola:


Visitas as familias dos alunos no inicio do ano letivo
Dia da familia na escola
Educação Especial na escola
Semana da literatura Infantil (Abril)
Semana do meio Ambiente (Junho)
Semana do Folclore (Agosto)
Semana do trânsito (setembro)
Semana da Criança (outubro)
Planejamentos bimestrais por turmas
Reuniões com pais, professores e Psicólogos



Das atividades acima citadas, nós iniciamos o ano letivo, fazendo visitas as familias dos alunos,desta forma  conhecemos a realidade deles e a rotina do grupo familiar de cada um e a partir destas infomações planejar nossas atividades, sabendo da história de cada familia e da criança que teremos como aluno  neste ano.Outras atividades,  são desenvolvidas de maneira interdisciplinar, envolvendo todas as áreas do conhecimento,conforme planejamento prévio,registrados em fotos, trabalhos e arquivos para exposição dos mesmos  na semana pedagógica, em novembro , para que os pais  possam visitar a escola e acompanhar todas as atividades realizadas por seus filhos.
Acontecem outros eventos como : gincana na semana da criança, uma ida  ao cinema e  também temos o  momento cultural onde cada turma apresenta um trabalho realizado (teatro, poesia, dança), para as demais turmas assistirem.Todo final de mês uma turma fica responsável pela apresentação.

As palestras com psicólogos para os pais e professores acontecem com temas sugeridos pelas professoras e grupo gestor, pois são assuntos que dificultam a aprendizagem do aluno como: dislexia, hiperatividade,condutas de comportamento , bulliyng na escola, entre outros, assuntos que  na maioria das vezes o professor sozinho, não consegue resolver, então no coletivo e com apoio da secretaria de Educação do nosso municipio, encontramos esta parceria, visando o melhor para  nossos alunos e  a comunidade escolar.
Este é um resumo de nossas atividades, há muitas outras atividades que realizamos no dia-a-dia, alfabetizamos,informamos, aprendemos e construimos com os alunos novos saberes,  assuntos relevantes e necessários para que se tornem críticos, responsáveis, afetivos e autônomos.
Autora:Sirlene Aparecida Andrade16/10/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário